Tragédia

Chile sofre com terremoto de 7,7 de magnitude

Abalo sísmico chegou a provocar alerta de tsunami em cinco regiões; cerca de 4 mil pessoas saíram de suas casas, mas não houve vítimas

Um terremoto de 7.7 graus na escala Richter atingiu neste domingo (25) o Sul do Chile e chegou a provocar um alerta de tsunami em cinco regiões, mas não deixou vítimas.

O terremoto ocorreu às 11h22 local (12h22 de Brasília), 67 km a noroeste da cidade de Melinka, na Ilha de Chiloé, localizada em frente à costa da região de Los Lagos (1.021 km ao sul de Santiago) a uma profundidade de 20 km, segundo o Onemi.

Um alerta de tsunami foi decretado para a área costeira das regiões afetadas e o Onemi pediu a evacuação das áreas costeiras da Região dos Lagos, bem como das praias nas regiões de Biobio, La Araucanía, Los Ríos e Aysén. Mais tarde, no entanto, o alerta foi cancelado.

"O terremoto nos pegou de surpresa quando estávamos tomando café da manhã e imediatamente saímos de casa pelo risco de tsunami", relatou à televisão chilena um homem que  escapou com sua família para áreas mais elevadas.

As redes telefônicas e de internet foram mantidas, mas houve quedas de energia em algumas áreas, de acordo com a televisão local. O terremoto surpreendeu a população em pleno Natal, um dia em que todo o comércio está fechado.

O Chile é um dos países mais sísmicos do mundo e tem implementado rigorosas regras para a construção civil resistente aos tremores. Em setembro do ano passado, um terremoto de 8.4 graus na escala Richter, seguido de um tsunami, abalou a região de Coquimbo, matando 15 pessoas. Em 2010, um outro terremoto de 8.8 também seguido de um tsunami, atingiu o centro e sul do país, deixando mais de 500 mortos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Começam atividades do Estação Verão Sesc 2017

Próximo

Não esqueça o filtro solar

Deixe seu comentário